Achados em Lisboa: LX Factory

maraviwonderful_LX-Factory.jpgEnquanto Berlim nos surpreendeu com sua vibe anos 90, Lisboa teve o impacto contrário. Esperávamos uma cidade meio parada no tempo e encontramos um burburinho cultural e artístico inimaginável. maraviwonderful_LXfactory_lisboa_1

Exemplo disso é a LX Factory, rolezinho hipster (nada contra, até temos amigos) fora do roteiro turístico básico. Logo embaixo da ponte 25 de Abril, em Alcântara (facinho de chegar de trem), o antigo parque industrial transformou-se em ilha criativa em 2008, preservando a arquitetura original, com adição de grafites. Os 23.000 m² são ocupados por lojas, restaurantes, além dos tantos escritórios de moda, publicidade, arte, design, comunicação, arquitetura e teatro.

Aos domingos, além das atrações permanentes, há também uma feira nas vielas do parque industrial, com banquinhas de artistas e produtores locais. Até encontramos cerveja artesanal por preço justo (uma grata surpresa depois de tanta Sagres). A programação não para por aí; com frequência o espaço oferece exposições, festas, workshops e festivais.

Em um antigo parque de impressão funciona hoje a livraria Ler Devagar, onde dá pra perder boas horas entre os livros e máquinas, com pausa pra tomar um café (e, se der, provar uma das tortas) enquanto fuma um cigarro. Sim, ali dentro mesmo ❤

maraviwonderful_LXfactory_lisboa_2
Pode morar aqui?

Nos esbaldamos também nas comidas (calma, as degustações se deram em visitas diferentes): O hambúrguer do Burger Factory foi o que chegou mais próximo do hors concours Underdog. Nas sobremesas, fica difícil de escolher entre o impecável bolo de chocolate da Landeau e o cheescake da LXeesecake, servido em fatias pra lá de generosas (difícil é escolher um só sabor). Opções gastronômicas não faltam, esteja você na larica de sushi ou querendo uma boa massa italiana.

Entre uma boquinha e outra, não deixe de passar pelas tantas lojas. Queríamos comprar tudo da Bairro Arte pra decorar nossas casas imaginárias, nem olhamos as etiquetas de preço da Kare e paqueramos uma porção de roupas e zines.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s